EXPRESS YOURSELF - Técnicas de Expressão e Comunicação - CURSO TECNOLÓGICO DE ACÇÃO SOCIAL - fmspt@hotmail.com - "Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui..." Ricardo Reis

TÉCNICAS DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

“O Homem não é completo senão quando joga”, Schiller

Desde sempre, que os Jogos Tradicionais e Populares, se encontram ligados à natureza, ao lazer e ao clima eufórico da Festa.
É nesse espaço essencial de encontro, de cada um com o Mundo e com o Outro, que eles se têm desenvolvido, correspondendo aos desejos de convivência e de comunicação, que a vida cinzenta do quotidiano raramente permite.
Eles são, por isso, fonte de alegria e prazer, um pretexto ingénuo para exibição de perícias e para uma competição empenhada, mas leal.
É assim, que os Jogos Tradicionais e Populares, se integram nas raízes culturais dos Povos, constituindo um dos seus traços distintivos, transmitidos às gerações vindouras, como uma manifestação viva de tradições longínquas.
O seu perfil, contribui para a compreensão do perfil colectivo do corpo social e assumem-se, deste modo, como valor inestimável do património cultural de cada povo. Importa, por isso, que se respeitem na sua essência e se preservem na sua índole, porque, em certa medida, eles fazem parte integrante da nossa própria entidade.

Sem comentários: