EXPRESS YOURSELF - Técnicas de Expressão e Comunicação - CURSO TECNOLÓGICO DE ACÇÃO SOCIAL - fmspt@hotmail.com - "Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui..." Ricardo Reis

TÉCNICAS DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Blogar II


O que é um Blogue?

A definição de Blogue não é consensual. Um Blogue é um registo cronológico e frequentemente actualizado de opiniões, emoções, factos, imagens ou qualquer outro tipo de conteúdo que o autor ou autores queiram disponibilizar. Existem muitos tipos de Blogues.

Para que serve um Blogue?

Um Blogue pode servir vários objectivos. É sempre uma forma de o seu autor ou de os seus autores se expressarem, de publicarem o que querem ver publicado, e que provavelmente não se enquadraria em qualquer outro meio de comunicação. Pode servir para ter um diário pessoal on line, pode servir como ferramenta de comunicação entre pessoas com interesses comuns, pode servir para registar o desenvolvimento de um determinado projecto, pode servir para fazer ouvir uma voz (ou várias vozes) que não teriam a possibilidade de se expressarem em qualquer outro meio.


Qual é a diferença entre um Blogue e uma Página pessoal (Homepage)?

A diferença assenta não só numa questão técnica mas também numa questão filosófica. Tecnicamente, um Blogue dispõe de uma ferramenta de edição que permite a qualquer leigo colocar de imediato os seus conteúdos on line, e actualizá-los sempre sem precisar de saber absolutamente nada de html. Filosoficamente, o Blogue difere de uma página pessoal, na medida em que as actualizações são muitíssimo mais frequentes do que as que são habitualmente feitas a uma página pessoal, e porque tem um conceito cronológico associado. Há outras questões de ética de Blogues que imprimem uma diferença, como, por exemplo, a teoria de que não se pode apagar artigos (posts), mas esta última é apenas um detalhe.


Uma página pessoal pode não ser actualizada com frequência, mantendo o seu espírito intacto, um Blogue que não é actualizado com frequência, deixa de ser um Blogue. Uma página pessoal pode ser estática (ou não), um Blogue não pode ser estático, deixa de ser um Blogue.

Sem comentários: