EXPRESS YOURSELF - Técnicas de Expressão e Comunicação - CURSO TECNOLÓGICO DE ACÇÃO SOCIAL - fmspt@hotmail.com - "Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui..." Ricardo Reis

TÉCNICAS DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO

segunda-feira, 8 de março de 2010

TEATRO DE SOMBRAS

O teatro de sombras é uma arte milenar do oriente e conseguiu encantar encenadores do mundo inteiro.
É uma linguagem que integra o campo do teatro de animação, em que estão inseridos os marionetes, bonecos, objectos e máscaras. As suas técnicas são relativamente simples: através de uma tela branca onde um foco de luz se acende, sombras de silhuetas de figuras humanas, animais, ou objectos, recortadas em papel, são projectadas em conjunto, ou isoladas, remetendo-nos a um mundo particular, poético e mágico de histórias, do faz de conta.



O teatro chinês possui cerca de 5 mil anos de idade. Impérios e dinastias vieram e se foram durante toda a história da China. Os primórdios do teatro de sombras datam do período de domínio do imperador Wu-ti (140-87 a.C.), um amante das artes.
Na China existe uma lenda que conta o nascimento do teatro de sombras, revelando aspectos interessantes desta arte de silhuetas:

O Imperador Wu Ti, da dinastia dos Han, teve o desgosto de perder a sua dançarina predilecta. Havia vinte anos que ele governava, com sabedoria e juízo, o Império Celeste e o seu reinado era dos mais gloriosos de todos os tempos.
Mas Wu Ti era muito supersticioso e acreditava na arte da magia. Quando a sua dançarina favorita morreu, ele, desesperado, voltou-se para o mágico da corte, exigindo que fizesse voltar a linda defunta do “Reino das sombras”. Caso contrário seria decapitado. Ameaçado, o mágico não perdeu a cabeça... O mago usou a sua imaginação e através de uma pele de peixe, cuidadosamente preparada para torná-la macia e transparente, recortou a silhueta da dançarina, tão linda e graciosa como ela fora. Numa varanda do palácio imperial, mandou esticar uma cortina branca em frente a um campo aberto. Com o Imperador e a corte reunida na varanda, e à luz do sol que se filtrava através da cortina, ele fez evoluir a sombra da dançarina, ao som de uma flauta e todos ficaram alucinados com a semelhança.

A VERTENTE DIDÁCTICA:
- Experienciar uma nova maneira de expressão e comunicação;
- Aprender a usar as técnicas básicas das sombras chinesas;
- Usar este método para aprender as máximas e o seu significado;
- Ser capaz de se adaptar a situações diferentes;

- Aplicar conhecimentos e experiências e demonstrando criatividade e espírito inovador;
- Exprimir diferentes tipos de emoção usando várias formas criativas.

Sem comentários: